Orientações simples e práticas para lidar com conteúdos de violência online estão na cartilha divulgada pelo Governo Federal desde quarta-feira (17). Intitulado “Como lidar com conteúdos de violência online e conversar com crianças e jovens sobre o tema”, o material é destinado a pais, educadores e alunos, a fim de promover um ambiente digital mais seguro e saudável. Todo o passo a passo foi desenvolvido com o apoio de especialistas da sociedade civil nas áreas de segurança digital e educação para as mídias.
Pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), assinam a cartilha as assessoras especiais de Participação Social e Diversidade, Anna Karla Pereira; e de Educação e Cultura em Direitos Humanos, Letícia Cesarino. O documento foi elaborado em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério da Educação (Mec), Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), organização não governamental SaferNet, EducaMídia e Instituto Palavra Aberta.
“A construção de um ambiente digital saudável e seguro deve envolver todos nós, tanto adultos quanto jovens. Para isso, é essencial que seja criado um espaço de diálogo em casa e na escola, onde pais, filho/as, educadores e alunos possam conversar e tirar dúvidas com abertura e respeito”, ressalta o texto de apresentação da cartilha. No âmbito da iniciativa, no site do MEC também é possível acessar recursos educativos para conhecer mais sobre o tema da segurança digital e educação midiática.